quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Internet fez a diferença


Nada no mundo tem semelhança com as 'vivências' do uso da Internet, a não ser o estado de paixão que a pessoa sente por algo ou alguém, estado este já tão conhecido na humanidade. A Internet também pode deixar este status etéreo de enebriamento nas pessoas, as quais puderam experimentar um outro tipo de paixão - a paixão pela navegação virtual.

Falo por experiência própria. Quando fui solicitada a a criar um blog, onde a cada dia ou semana deveria postar sobre um assunto do meu interesse, confesso que, a princípio, não gostei muito da tarefa, pois nunca me interessei muito por meios digitais. No entanto, no decorrer do aprendizado, descobri, por meio de pesquisas, leituras e simplesmente por navegar na internet, que esse não era seu único propósito.

Conseqüentemente, meu interesse e vontade de postar a cada semana, foi apenas aumentando! A experiência acabou me ensinando sobre muitos meios da internet que mal conhecia, dentre eles, sites e blogs muito interessantes, que daí pra frente, certamente comecei a utilizar com mais freqüência!

Confesso também, que após o término de cada post, eu sentia aquela pontinha de orgulho, ao poder ver a evolução e progresso do meu blog, junto aos comentários e elogios de amigos e familiares! Acho que como a grande maioria de internautas desinformados e desinteressados, eu costumava apenas utilizar a internet para checar meus emails, conferir meu Orkut, conversar no MSN e fazer pesquisas no Google e outros sites de busca. Hoje, me considero uma internauta um pouco mais atualizada e competente!

Não sei quanto a vocês, amigos blogueiros, mas eu curto muito quando as pessoas expõem suas opiniões sobre o que escrevo, seja favorável ou contrária a minha, pois essa diferença é que faz com que os temas sugeridos em cada postagem se tornem mais interessantes, porque outros pontos de vista só enriquecem mais a abordagem do assunto.

Não me considero viciada em blog. mas sim de internet de uma forma geral, porque sempre tenho algum blog pra ler, filme pra baixar, artigo pra ler , gente pra conversar, há muito o que fazer no mundo virtual. Acho que tomo as dimensões do que considero paixão e como tal, também pode ser considerado um vício, pois rouba preciosos momentos ímpares da vida em grupo, sem contar que o tempo gasto navegando pode ser empregado nas mais diversas formas também prazerosas ou que favoreçam uma melhor qualidade de vida.
Parcimônia é a palavra chave no que diz respeito à qualidade de vida.


Eu não sei onde a Internet vai nos levar daqui p'ra frente, mas suponho que o seu uso será cada vez mais intensificado, haja vista que as crianças que são puramente lúdicas estão completamente apaixonadas pelo computador, tanto que é o presente mais pedido no natal que se aproxima. Meu único receio é do ser humano negligenciar ou até mesmo dispensar na vida real o relacionamento com o outro. Ou seja a vida real passa ser o mundo virtual.

No filme Wall-E mostra este tipo de acontecimento no futuro, onde as pessoas estão andando juntas e conversando, mas não se olham e nem se movimentam, onde a única relação estabelecida é por uma rede online, que é usada para as pessoas se conhecerem, conversarem e se divertirem.

Podemos observar também um fato que o filme apresenta de uma forma mais drástica, mas bem real. Estou falando das cenas quando as pessoas não se movimentam, ficando somente em uma cadeira, e ficam assim até para comer porque a comida, quando solicitada, chega em instantes. E não é assim o que hoje já temos nas chamadas “fast-food”, bastando só ligar para fazer a solicitação que a comida chega pronta e não precisamosfazer nada a não ser um pequeno movimento para receber a comida.

A Internet é como uma forte arma que está disponível para todos, mas uma arma de tal poder que pode acarretar grandes estragos e precariedade ao próprio usuário que sem perceber vai levando uma vida artificial atrás de um computador, e sua vida social se resume a pessoas que só se apresentam artificialmente.

Então, acho que, blogueiro que é blogueiro sabe que isso aqui é um vício ou uma paixão, mas usado de maneira adequada.Um vício que pode ser extremamente construtivo, educativo, enfim!

Mas, nada mais é igual depois da Internet. Ela fez a diferença.