sábado, 14 de novembro de 2009

O filósofo Raulzito


É interessante que, após 20 anos de sua morte, ele volte tão presente como uma das pessoas do mundo que mais fizeram a diferença. É o nosso irreverente, predestinado compositor Raul Seixas, o nosso maluco beleza, que tantas músicas fez num tom zombeteiro e contraditório.

Raul Seixas era um dos mitos vivos mais caros da juventude dos anos 70-80. Suas letras, com uma poética cortante, cínica e rebelde, mostravam-no um verdadeiro visionário que soube, como nenhum outro artista brasileiro, burilar sua obra calcada na espiritualidade, sem nunca deixar de lado o bom humor e a perseverança que o caracterizou e que principalmente sempre preferiu ser como uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Pode parecer estranho ouvir a música de Raul como filosófica, existencial, questionadora do 'status quo' e mesmo apolítica, ser utilizada justamente para motivar mudanças de posições políticas. E é por isso mesmo que o respeito e admiração por esse artista cresce hoje em dia nas novas gerações, porque quem 'conhece' Raul sabe que sua obra é profundamente coerente.

Pouco antes de sua morte, meados dos anos 80, Raul estava afundado no ostracismo.Vivia off-mídia, em total decadência. Raul definhava, mal e debilmente aparecendo em público sempre em estado de constrangimento. Raul morreu pobre, abandonado pelo aproveitadores que roubaram sua chance de fortuna. Um homem cheio de problemas, sem nenhum patrimônio, sem um imóvel, sem dinheiro e sem nada, a não ser inúmeros fãs que choraram sua morte intensamente, e até hoje lhe rendem homenagens.

Eu não nasci há dez mil anos, mas aprendi de pequena que quem não tem colírio usa óculos escuros, ora. Eu sou a mosca que posou em sua sopa... Quantas vezes, no decorrer da minha vida não aconteceu de, em diálogos com vários amigos, lembrar-me de frases soltas das canções de Raulzito.

Sua morte foi causada por uma pancreatite aguda causada pelo excesso de álcool, aos 44 anos. Se ainda estivesse envergando sua guitarra, Raul estaria com 64 anos.

Raul Seixas nasceu em Salvador, no dia 28 de junho de 1945. Conheceu o rock n’ roll de Elvis Presley e encantado com o rei do rock, Raulzito nunca escondeu a ambição de se tornar a versão tupiniquim do Rei do Rock. E a julgar pelas centenas de sósias que ainda circulam de cavanhaque cheio, óculos Ray-Ban e bolsas de pano, cantando “Gita” e celebrando aquela tal sociedade alternativa, ele conseguiu. Inclusive, foi personagem explorado pela novela das oito da Globo.

Fez sucesso ao lado de Paulo Coelho em parcerias musicais e conta-se que a primeira impressão que Paulo Coelho teve de Raul Seixas foi: "esse cara aí é um careta". Na época, Raul tinha emprego fixo em uma gravadora, era casado, tinha filhos e andava engravatado. Tudo o que um careta fazia. Alguns dias depois, Raul Seixas convidou o futuro membro da Academia Brasileira de Letras para um jantar. Lá, em meio à mulher com a filha pequena, e todo o aparato de vida burguesa sentenciou que estava largando tudo aquilo para viver só de música. O autor de “Diário de um Mago” precisou humildemente dar o braço a torcer :" no fundo, o careta aqui sou eu".

Todos conhecem suas múltiplas facetas: o gênio, o louco, o roqueiro, o astro, o vanguardista, o místico, o filósofo, o brincalhão, o viajandão, o revolucionário, o delirante. Há Raulzitos para todos os gostos, porque ninguém se torna “o cara“ por acaso. Um diamante esculpido com múltiplas faces.

Mas nem todos sabem dos famosos pensamentos de Raul Seixas:"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal";"O sonho do careta é a realidade do maluco";"Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez";"Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo";"Quero a certeza dos loucos que brilham,pois se o louco persistir na sua loucura, acabará sábio";"De que o mel é doce é coisa que eu me nego a afirmar, mas que parece doce eu afirmo plenamente".“Deus é aquilo que me falta para compreender o que eu não compreendo“.

Estes links são destinados para quem quiser ouvir ou baixar músicas do Raul.
http://bmxpg.blogspot.com/
http://pensandoemraulseixas.blogspot.com/
http://sakuraetalquebamdownloadsbrasil.blogspot.com/2009/09/discografia-raul-seixas.html
Um vídeo feito pelo blog http://blog3.opovo.com.br/dusbons/categoria/fazem-falta/ nos brinda com sua música "Tente outra vez" de música de Raul, Marcelo Motta e Paulo Coelho, que é a primeira faixa do disco “Novo Aeon” (1975).



Raulzito,o filósofo da rebeldia, fez e faz a diferença porque ainda não surgiu ninguém igual.


Levic

2 comentários:

  1. Raulzito, sempre será o Raul. Prova disso é a juventude hoje que ouve suas musicas como se fossem atuais, se fossem não, são atuais porque obras primas nunca perdem a atualidade. Suas musicas povoaram minha adolescencia. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Enhorabuena por este post!!!!
    No es fácil encontrar por mis pagos cosas de Raulzito!!!
    Muchas Gracias por compartir tantos links para seguir las obras de ese gran maestro brasilero.
    Felicitaciones!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar nesta postagem. Volte sempre.